terça-feira, 28 de junho de 2011

CNBB participa de audiência pública no Senado

DomIrineuAudienciaO bispo de Lins (SP), dom Irineu Danelon, foi o convidado da audiência pública realizada nesta terça-feira, 28, pela Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Álcool, Crack e outras Drogas, no Senado Federal, para ouvir a experiência de Movimentos Sociais na prevenção à dependência química. Ele, que representou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou esta luta pela vida como um objetivo pessoal e cobrou o apoio do governo para políticas de prevenção e tratamento de dependentes químicos.
Dom Irineu destacou que a Igreja, como uma grande "mãe",  jamais poderia se abster desse tema. "A droga é uma onda de óleo que invadiu todas as praias de todas as camadas sociais. É um fenômeno complexo e urgente", definiu.
Ele comparou os altos custos em presídios e presos - sem resultados efetivos - aos baixos investimentos com resultados positivos através das comunidades terapêuticas e clínicas de tratamento. "A construção de um presídio custa cerca de R$ 25 milhões. Com esse dinheiro, eu construiria umas 30 comunidades terapêuticas. A manutenção de cada uma delas custa cerca de R$ 15 mil, com resultados extraordinários", frisou.

Dom Irineu destacou o trabalho realizado pela Pastoral da Sobriedade, que ele coordena, e entregou exemplar do livro Programa Vida Nova, uma experiência de oito anos, ao senador Wellington Dias, presidente da Subcomissão. O bispo defendeu o apoio do governo federal  a instituições de tratamento de dependentes e se declarou chocado com a tentativa de liberalização da maconha. Para ele, o alcoolismo é outra "peste" a ser enfrentada pela sociedade.
O bispo insistiu que o trabalho da Pastoral da Sobriedade não é apenas recuperar o dependente químico dos vícios, “mas dar a ele a consciência de vida nova”. “O melhor remédio (para recuperar o dependente) é a acolhida, incluindo a acolhida de Deus. O amor é nossa terapia”, disse.

Dom Irineu, que estava acompanhado do padre Geraldo Martins, citou o Chile como modelo de prevenção às drogas, através do apoio ao esporte, música e educação de qualidade para todos. E propôs à Subcomissão conhecer as experiências em execução naquele país, o que foi prontamente aprovado.

Os senadores  Waldemir Moka (PMDB-MS), Ana Amélia (PP-RS) e Eduardo Amorim (PSC-SE) participam do debate.

Proposta
O presidente da Subcomissão, senador Wellington Dias (PT-PI), informou aos demais integrantes que a presidente Dilma Rousseff criou um grupo interministerial para que, em 30 dias, apresente uma proposta para facilitar o diálogo do governo com as comunidades terapêuticas voltadas ao combate às drogas.

Wellington Dias disse ainda que espera encerrar o ciclo de debates sobre dependência química em julho e iniciar em agosto a elaboração de uma proposta com base nos depoimentos colhidos nas audiências públicas realizadas.

O senador Magno Malta (PR-ES) também foi convidado para a audiência, para representar a Igreja Batista, mas não pode participar.

Audiências
Esta foi a oitava audiência pública da Subcomissão. Nesta terça, a Casdep aprovou a realização de um novo debate, desta vez para ouvir o juiz federal do Mato Grosso do Sul Odilon de Oliveira. Ele deverá explicar a destinação a ser dada aos bens apreendidos nas operações de tráfico de drogas e a possibilidade de destinação dos valores arrecadados para auxiliar nas medidas repressivas ao tráfico e ao consumo de substâncias causadoras de dependência química.

Também foi aprovado um requerimento para que a subcomissão faça duas visitas na Bahia: uma ao Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), da Universidade Federal da Bahia, e outra ao Centro de Atenção Psicossocial-Álcool e Drogas, em Salvador.

domingo, 12 de junho de 2011

Entidades realizam IV Semana Municipal de Prevenção às Drogas
08/06/2011  10h23min

O Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e a Coordenação Diocesana da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese da Paraíba estão realizando a IV Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. A programação começou, no último domingo (5), com uma celebração eucarística presidida pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, às 11 horas, na Fazenda da Esperança. Lá, dom Aldo inaugurou a nova casa que abrigará dependentes químicos.

Na segunda-feira (06), às 17h30, a programação foi realizada na Paróquia Sant’Ana (Funcionários II), que abriga um Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade. O casal coordenador diocesano da Pastoral da Sobriedade, Cícero e Guia proferiram palestra acerca do tema: “Prevenção ao Uso Indevido de Drogas na Família”. O grupo de teatro do EJC – Encontro de Jovens com Cristo, encenaram uma peça enfocando o relacionamento dos jovens com as drogas.

No bairro de Mandacaru, na terça-feira (07), das 9 às 16 horas, aconteceu a Ação Global, numa parceria entre o Comad, Sesi e UFPB. À noite, na Paróquia Santa Terezinha, no bairro do Roger foi proferia a seguinte palestra: “Qualidade de Vida / Dependência Química”.

Hoje às 10 horas, aconteceu o encerramento do curso “Multiplicando Informações sobre a Rede de Atenção ao Usuário de Drogas”. O evento está sendo realizado no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação – Cecapro, em Tambauzinho, através da parceria entre o Comad, Secretária de Educação do Município de João Pessoa. À noite, às 19h30, na Paróquia São Sebastião, em Bayeux, será proferida a seguinte palestra: “Amor e Sobriedade”.

Amanhã, (09), às 14 horas, consta na programação a Integração com a Família no CAPSAd, no bairro do Rangel. Este evento conta com a participação do Comad e da Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa. Neste dia, à noite, às 19h30, na Paróquia Jesus Ressuscitado, no bairro Anatólia, haverá palestra sobre o tema: “Dependência e Recuperação”.

Já na sexta-feira (10), às 19h30, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Mandacaru, será proferida palestra a acerca do tema: “As drogas e o relacionamento Familiar”.

No sábado, a partir das 08 horas, o Comad, a Arquidiocese da Paraíba (Pastoral da Sobriedade) e diversos segmentos da sociedade encerram a IV Semana Municipal de Prevenção às Drogas, com a “Caminhada pela Vida: Promovendo a Saúde”. A concentração é em frente à Fundação Casa de José Américo e será encerrada no Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú.