PASCOM
Pastoral e Assessoria de Comunicação
da Arquidiocese da Paraíba
João Pessoa (PB), 2 de fevereiro de 2012.
Pastoral e Assessoria de Comunicação
da Arquidiocese da Paraíba
João Pessoa (PB), 2 de fevereiro de 2012.
Peregrinação dos símbolos da JMJ na Arquidiocese da Paraíba
Programação detalhada da sexta-feira, dia 3 de fevereiro
Destaques:
Via-Sacra no Centro de João Pessoa.
Missa campal no Adro de São Francisco.
Programação detalhada da sexta-feira, dia 3 de fevereiro
Destaques:
Via-Sacra no Centro de João Pessoa.
Missa campal no Adro de São Francisco.
A Cruz da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora chegam nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, ao território da Arquidiocese da Paraíba. Eles são os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro no mês de julho de 2013 com a presença do Papa Bento XVI.
Sobre a Cruz:
Ela é de madeira e tem 3,8 metros. Foi colocada como símbolo da fé católica perto do altar principal na Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No fim daquele ano, ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo. “Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”, afirmou João Paulo II. Desde 1994 a Cruz faz uma jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
O Ícone de Nossa Senhora:
Em 2003 o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ. O Ícone de Nossa Senhora é uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado Ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus. “Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”, disse João Paulo II.
Programação detalhada do primeiro dia da visita:
Sexta-feira, dia 3/02:
10h: chegada da Cruz e do Ícone na cidade de Sapé.
O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, faz a recepção solene no Santuário localizado na entrada da cidade (os símbolos vêm da Diocese de Guarabira). Sapé é um município conhecido pela grande produção de abacaxi. Está a 55 km da Capital, João Pessoa. E segundo o IBGE tem 50.151 habitantes (dados de 2010).
11h: passagem, em carro aberto, por dentro da cidade de Cruz do Espírito Santo.
A cidade fica a 25 km de João Pessoa e tem 16.257 habitantes segundo o IBGE (dados de 2010). Segundo historiadores, em 1789 apareceu no Rio Paraíba uma cruz de madeira. Os habitantes da região passaram a chamar de Cruz do Espírito Santo o povoado na margem do rio onde a Cruz aportou.
11h40: passagem por dentro da cidade de Santa Rita (parando na praça da Igreja Matriz - presença de representantes de todas as Paróquias do município).
Santa Rita faz parte da região da Grande João Pessoa. É conhecida como a cidade dos canaviais por causa da grande produção de cana-de-açúcar. É o município paraibano com a maior incidência de fontes de água mineral.
12h30: passagem pela Paróquia Sagrado Coração, na Praça 6 de Junho, em Bayeux (representação de todas as Paróquias da cidade).
Também integra a Grande João Pessoa. Tem uma imensa área de mangues às margens do Rio Paraíba.
14h30: a Cruz e o Ícone vão ser recebidos pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Varadouro. Em seguida saem em carreata até a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.
Os símbolos chegam em João Pessoa pela Paróquia localizada no Centro Histórico da capital paraibana.
15h: acolhimento dos símbolos na Catedral das Neves (aberta à visitação).
Nossa Senhora das Neves é a padroeira de João Pessoa por causa da coincidência da data do primeiro milagre da Santa com a data da fundação da Capital: 5 de agosto (ano de 1585). A primeira igreja foi uma modesta construção de taipa que, para ser reformada, passou catorze anos fechada. Na época, a Catedral provisória passou a ser a igreja da Misericórdia. Depois de ser reformada duas vezes, a Catedral das Neves chegou aos seus moldes atuais, num estilo arquitetônico eclético, destacando-se por sua beleza.
16h: Via-Sacra (saindo da Catedral, passando pelo Centro de João Pessoa e terminando no Adro do Centro Cultural São Francisco).
Essa caminhada terá 5 paradas onde serão abordadas algumas reflexões sobre:
1ª parada - na Basílica: “Família - Santuário da Vida”;
2ª Parada - no Mosteiro de São Bento: “Sustentabilidade”;
3ª Parada - na Igreja da Misericórdia: “Violência no trânsito”;
4ª Parada - no Ponto de Cem Réis: “Extermínio dos jovens”;
5ª Parada - na Igreja do Carmo: “Eu acredito na força dos jovens”.
18h: Missa no Adro de São Francisco presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.
Grande celebração campal em frente a um dos mais belos cartões postais de João Pessoa. Espera-se a presença de 5 mil pessoas. 500 cadeiras vão ser colocadas para os mais idosos.
19h30: Carreata pela Paz seguindo pela Avenida Epitácio Pessoa até a Orla de João Pessoa, concluindo com um show musical no Busto de Tamandaré.
Peregrinação dos símbolos da JMJ na Arquidiocese da Paraíba
Programação detalhada do sábado, dia 4 de fevereiro
Destaques:
Visita ao bairro São José.
Vigília na Comunidade Doce Mãe de Deus.
Programação detalhada do sábado, dia 4 de fevereiro
Destaques:
Visita ao bairro São José.
Vigília na Comunidade Doce Mãe de Deus.
A programação da visita dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (Cruz da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora) começa às 8h com uma Formação Catequética voltada para a Juventude da Crisma, no Ginásio do Colégio Pio X, na Praça da Independência, no Centro de João Pessoa. O assessor desse encontro será o ex-Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba, e hoje pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, o Pe. Luiz Antônio de Oliveira. Espera-se a presença de 1.500 jovens.
11h: visita dos símbolos ao bairro São José.
Esta é uma das comunidades mais carentes de João Pessoa. Responsável pela acolhida: Pe. Wancelei Cunha de Oliveira.
Do São José, a Cruz e o Ícone seguem em carro aberto pela cidade de João Pessoa passando por várias Paróquias. Haverá um trio, acompanhando, com grupos de música das Paróquias da Arquidiocese.
13h: passagem dos símbolos pelo Seminário Arquidiocesano, no Castelo Branco.
14h: passagem pela Paróquia São Rafael, também no Castelo Branco.
15h: passagem pela Paróquia Menino Jesus de Praga, nos Bancários.
16h: passagem pela Paróquia Santíssima Trindade, no Valentina Figueiredo.
18h: passagem pela Paróquia Cristo Rei, em Mangabeira. Parada na Praça do Coqueiral.
19h30: passagem pela Paróquia São José, no José Américo.
20h30: passagem pela Paróquia Santo Antônio, no Ernesto Geisel.
21h30: abertura da Vigília Jovem na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Conj. Gervázio Maia (Colinas do Sul).
22h30: Vigília Jovem na Comunidade Doce Mãe de Deus, com a participação de representantes das demais Novas Comunidades. Endereço: rua Valdemar Galdino Naziazeno, 3.150, João Paulo II, João Pessoa. Telefone: 83-3231-1603.
Eisenhower Almeida de Albuquerque
Assessor de Imprensa/Comunicação da Arquidiocese da Paraíba (piriba@ibest.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário